domingo, 19 de julho de 2009

introdução:
as pipas são conhecidas em todo o territorio nacional e tambem no esterior.em minha pesquisa pude constatar que elas são quase unanimidade entre os homens independente de idade,religião,situação financeira e ate mesmo opção sexual, elas estão presentes na infancia, adolescencia, idade adulta e velhice. mas oque me intrigou foi como esse objeto ganhou tanta popularida e ao longo do tempo se tornou muito mas que uma brincadeira. se você pedir a um homem para listar suas coisas favoritas certamente a pipa vai aparecer nesta lista junto com o futebol, cerveja e mulher,entre outros. mas a pipa ocupa um lugar de destaque na infancia e ao entrevistar alguns meninos descobri que soltar pipa e mas que lazer, nesta brincadeira os meninos aprendem a ter responssabolidade, etica, respeito,alto controle,prudência, espirido de equipe e coragem. Notei que a maneira que soltam pipa diz muito da personalidade de cada um,o modo que dibicam a forma que abraçam,como fazem pra cortar, se soltam um gilbertão ou um gereco tudo isso e parte de algo muito importante em suas vidas. Para quem encherga a pipa como um instrumento pra comunicação marginal gostaria de mostrar o lado oposto dessa moeda que e por exemplo a relação de respeito mútuo que a entre quem solta pipa, para mim e evidente ao ouvir relatos de meninos que transformam dificuldades em diversão, de criançãs que me afirmaram não trocar a pipa por um video game ou meninos que deixam seus brinquedos caros e sofisticados para brincar de soltar pipa na frente do ventilador. A pessoas que fizeram da o produção artesal de pipa sua renda e orgulham disso, por isso afirmam que seus filhos devem passar por essa experiencia para aprender a dar valor ao dinheiro. Quando eu me refiro a produção artesanal quero dizer que pegam bambu, papel fino ou sacola plastica, cola e linha e transformam em pipas. A Pipa como terapia ''PIPATREPAPIA'', fonte de renda ou diversão me mostrou que e muito mas que um objeto e muito mas que uma paixão, constatei que a pipa uma cultura popular e uma paixão nacional ...

1 Comentários:

Blogger Ilana disse...

Oi Shirley, estou esperando a versão final do projeto aparecer aqui no nosso blog !
Põe a pipa no alto, menina !!!
beijo, Ilana

3 de agosto de 2009 às 13:36

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial