terça-feira, 16 de junho de 2009

Monografia


Tema: Esquinas

“No sinal vermelho – Pare!”

Introdução

O processo de venda informal nos sinais de trânsito dos grandes centros urbanos, é uma realidade que não se pode negar. Ela tem se auto afirmado como instrumento indispensável ao sustento e ao surgimento de novas formas de trabalho. Esses novos meios de sustento se encontram independentes do modo capitalista de produção. São pessoas que não conseguem se inserir no mercado de trabalho, na sua maioria, por não possuírem um nível de escolaridade exigido pelo modo capitalista de produção, ou pela demanda de trabalho muito maior que o mercado oferece.


Com essa nova realidade os indivíduos que não se enquadram no modelo neoliberal de trabalho, fazem do espaço da rua o seu local de trabalho e sua luta pela sobrevivência. Recuperando antigas relações sociais fundadas na reciprocidade e cooperação solidária. Surgindo nos centros urbanos o “mercado a céu aberto”, como afirma Tiriba (2003) “... nos deparamos com uma infinidade de trabalhadores que apresentam-se individualmente (?) no mercado, fazem do espaço da rua seu local de trabalho...cujos nomes não constam como trabalhadores de uma” renomada empresa”...”, artigo: O trabalho no olho da rua:fronteiras da economia popular e da economia informal publicado pôr Lia Tiriba a revista Proposta ( Jun/Ago de2003). Podemos observar que esse tipo de trabalhadores são considerados informais pela visão capitalista. Mas quem são essas pessoas? Em que espaços “da rua” fazem sua economia? Quais as razões sociais que os levaram para rua? Como se vêem enquanto trabalhadores? Como se organizam suas relações de venda? Como se relacionam com as pessoas para quem vendem? Essas são as perguntas que serão respondidas por este trabalho que terá o formato de documentário audiovisual, baseando-se na observação de três personagens que vendem no sinal de trânsito localizado na rua: Dom Walmor e a Via Light, na cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro.


Justificativa

Ao sairmos de casa e nos depararmos com a realidade da rua não percebemos como esses ambientes apesar de distintos, interagem e se completam em nossa vida diária: pois transitamos por esses dois “mundos” cotidianamente.
A rua, cenário externo que se mede pela luta, crueldade, multidão, anonimato, onde somos vistos como seres plurais. A casa cenário interno que se vivência o aconchego, a proteção, cumplicidade, onde somos vistos como seres singulares.
Casa e rua como modos de ver, explicar e vivenciar o mundo. Mas como será este mundo visto do lado de fora de nossa proteção doméstica? Como é a realidade dos que utilizam da rua de fato, para conseguirem seu sustento? Quais as relações estabelecidas entre quem vende e quem compra? Qual contexto leva uma pessoa a utilizar da rua como seu local de trabalho? São essas questões que se mostram relevantes aprofundar o estudo.



Os vendedores ambulantes de Nova Iguaçu foram os personagens que embasam essa pesquisa. Segundo prévia entrevista a visão de trabalho de rua pelos ambulantes se apresenta de maneira bem organizada. Seu local de trabalho não é visto como ameaçador e diferenciado dos trabalhos formais. As relações estabelecidas acontecem de forma rápida e, algumas vezes se estabelece um vínculo de amizade entre vendedor (rua) e comprador (veículo). A rua é escolhida como local de sustento por falta de oportunidade no meio formal de trabalho.

3 Comentários:

Blogger Ilana disse...

Andréa querida,
estou sentindo falta de suas postagens, dando continuidade a esse muito bom começo.
Acho qeu já dá para arriscar a Discussão Teórica numa boa, não é?
Me acostumei com seu pioneirismo...sempre corajosa!
E, qualquer dúvida, me manda e-mail., a qualquer momento.
Beijos,Ilana

28 de junho de 2009 às 10:44

 
Blogger Andréa Souza disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

1 de julho de 2009 às 16:07

 
Blogger Andréa Souza disse...

Querida Ilana,
Reescrevi todo projeto.Na primeira postagem acho que misturei na Introdução e Justificativa dados referentes a Discussão Teórica.Agora transformei a Introdução em Justificativa e a Justificativa antiga, em Discussão Teórica.Fiz um breve Objetivo e Metodologia.Gostei de ter dado um tempo para reler o que tinha escrito e comparar com suas dicas de projeto.Não sei se me encontrei ou me perdi!!!! Acho que fiz uma releitura do Projeto.Necessito de sua opinião!??????!!!!!
Espero que sua saída do Rio esteja relacionada a fatos legais.Se for:APROVEITE MUITO!!!!BJS!!!Andréa e Bia.

1 de julho de 2009 às 16:08

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial