quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Projeto, ítem por ítem

Oi turma,
Aí vai, conforme o prometido.
Agora já podem começar a arriscar o texto, começando pelos dois primeiros ítens.
Cada um no seu blog e a gente vai trabalhando juntos na net enquanto aguardamos as nossas quartas-feiras quinzenais,
Na próxima, não hesitem em levar TODAS as dúvidas do momento!



1. Introdução
Pergunta chave: o que? Em que consiste o trabalho previsto no projeto?

Nesse item se deve:
• dizer o objetivo do projeto – se a realização de um vídeo, se um ensaio fotográfico, se um texto, etc;
• descrever brevemente o tema que será abordado, situando-o no espaço e no tempo;
• definir a perspectiva que será o foco da sua abordagem.

Exemplos (sugestões):
O que é o trabalho dos vendedores de rua, sua presença cotidiana nas esquinas da cidade, sua relação com os que passam no trânsito e como essa realidade será apresentada através de um vídeo centrado na vida de três personagens de Nova Iguaçu

Dizer o que é o Festival de Musica de Nova Iguaçu, desde quando existe, como e onde acontece, quem participa. Dizer se o projeto visa a realização de um vídeo, e que aspecto(s) esse vídeo pretende focar

Apresentar o como é a presença das pipas no cotidiano dos subúrbios e favelas cariocas, especificamente no seu bairro, a linguagem e os muitos significados associados a essa prática, e como pretende abordar isso no seu vídeo.

Falar sobre o uniforme das normalistas, como está associado um certo ideal de comportamento feminino e como irá abordar as mudanças e permanências nesse imaginário através de um ensaio fotográfico realizado com professoras e alunas de uma escola específica situada em Nova Iguaçu

Falar da presença, na cidade, de artistas de rua, e como, em seu vídeo, pretende apresentar as experiência de alguns desses artistas que usam o espaço público como palco de suas performances.


2. Justificativa
Pergunta chave: porque esse tema? Porque essa perspectiva?
A justificativa consiste numa argumentação a favor da relevância do tema escolhido e do recorte feito na construção do objeto empírico de estudo.

Aqui é interessante fazer referência aos textos sobre a relação entre comportamento individual e as normas e códigos sociais (Durkheim), a importância de um olhar distanciado para a construção de um conhecimento que não seja a mera reprodução de estereótipos ( G. Velho). Também podem usar textos que falem da relevância do tema selecionado (ou, pelo contrário, se for o caso, falar da ausência de trabalhos que abordem o tema ou que adotem a perspectiva que vocês pretendem abordar).

3. Discussão teórica
Perguntas chave: com base em que?quais as reflexões teóricas que fundamentam a elaboração do projeto? Que idéias, de quais autores, permitem desenvolver essas reflexões?
É nessa parte do projeto que vocês estarão construindo o objeto de estudo propriamente dito, ao definir as questões teóricas que estão na base do recorte do tema escolhido.

Exemplos (sugestões):
Situar o trabalho dos vendedores de rua no contexto da oposição entre os espaços da casa e da rua apresentado por Roberto Da Matta, bem como das concepções de trabalho informal na sociedade brasileira. Dizer como o documentário poderá contribuir para esse debate.

Discutir as idéias de jogo como forma de socialização, isto é, transmissão de valores sociais, importante na formação dos indivíduos segundo determinados padrões culturalmente valorizado e em que medida o hábito de soltar pipas se insere nesse contexto.

Discutir a função da roupa e dos uniformes, em especial, como marcas de status e expressão de identidades. No caso do uniforme das normalistas, em que medida a pesquisa irá discutir mudanças e permanências – a relação entre tradição e modernidade – no imaginário social sobre o feminino.

Fazer uma reflexão sobre a rua como espaço de relações sociais na sociedade brasileira (Roberto Da Matta também pode ser utilizado aqui) e ver em que medida seu uso como palco de encenação artística modifica essa lógica, mesmo que pontualmente.

Discutir a música popular – em especial as letras – como um discurso produzido num contexto histórico e cultural específico e como o processo de criação dos músicos participantes do Festival de NI pode ser entendido nessa perspectiva.

Seria bom que vocês conseguissem mostrar como os diferentes trabalhos estarão produzindo um conhecimento que, ao mesmo tempo em que trata específicamente de um lugar – Nova Iguaçu -, permite pensar sobre questões universais.
Lembram da frase de Tolstoi? Se quiseres pintar o mundo, começa por pintar sua aldeia)


4. Objetivo:
Pergunta chave: para que?
Neste item basta dizer de forma breve e em objetiva o resultado que se pretende: um vídeo documentário de aproximadamente x minutos sobre o tema “tal”, focando “x”, “y”, “z”. Ou um ensaio fotográfico sobre “tal” focando “x”

5. Metodologia
Pergunta chave: como?
Aqui se trata de dizer como que será feita a pesquisa para o trabalho.
Em princípio, há três maneiras principais de se fazer isso:
• pesquisa documental – matérias da imprensa. Arquivos de fotos, internet, etc - ;
• pesquisa de campo através de entrevistas
• pesquisa de campo através da

Especificar cada um dos procedimentos. Por exemplo, se forem feitas entrevistas, dizer o perfil dos entrevistado e o número aproximado de entrevistas. Se forem usados materiais da mídia – jornais, revistas, TV, etc - dizer quais, de que período e porque.



6. Referências
Listagem de todos os materiais que serviram de referência para a redação do projeto, tanto os textos teóricos quanto os que serviram como fonte da pesquisa empírica. As entrevistas também entram nessas referências.
Sites da internet, artigos de jornal, textos literários, etc, também podem ser incluídos aqui.

Observação: existem normas para essas referências.
Isto será isto posteriormente.
No momento é importante se lembrar, sempre de registrar, quando for o caso:
• o texto e o autor e a página de uma determinada idéia utilizada no texto
• a página é fundamental sobretudo quando se pretende fazer uma citação literal do texto (sempre entre aspas)
• o título do material de imprensa utilizado, a página e a data.
• a data em que foi acessado um determinado site da internet usado como referência. Nesse caso é importante salvar o arquivo no computador, porque ele ficar indisponível ou ser modificado posteriormente.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial